25 tiras de jornal sobre o aquecimento global

Em suas tiras de jornal e charges, os cartunistas fazem humor e crítica a respeito de situações do dia a dia da sociedade brasileira. Reunimos 25 tiras que ajudam a discutir a questão do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Dos impactos da agropecuária às enchentes, do mundo em uma barraca de churrasquinho a visões apocalípticas do futuro, é possível encontrar uma grande variedade no modo como os cartunistas abordam o tema.

Contudo, nem todas foram criadas pensando no aquecimento global. Ainda assim, tratam de aspectos relevantes ligados ao assunto.

Apesar do humor, vale lembrar que o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês – afirmou em seu último relatório que limitar o aquecimento a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais exigiria uma modificação rápida e sem precedentes em todos os aspectos da sociedade.

Veja abaixo a lista selecionada pelo Ciência e Clima.

1. Uma boa compra – Laerte


Para que serve uma geladeira nos pólos? Na tira de Laerte, com o aquecimento global os pinguins irão precisar de uma.

2. Encontrando uma concha – Andre Dahmer

No cenário apocalíptico criado pelo cartunista Andre Dahmer, um explorador sobe até a superfície desolada da Terra. Sua missão é encontrar algum remanescente da natureza. Ele encontra um papel com a logomarca da companhia de petróleo Shell – que significa concha, em inglês. O apocalipse terá sido provocado pelo aquecimento global?

3. Apelando para São Pedro – Ziraldo


Não adianta reclamar com São Pedro, mesmo a cidade tendo o nome de outro santo, como São Paulo. A tira do Ziraldo nos lembra como as enchentes urbanas constituem um velho problema das cidades brasileiras. Com as mudanças climáticas, tornou-se ainda mais importante enfrentar esse problema.

4. Desmatamento e inundação – Biratan


A tira de Biratan retrata o desmatamento e o excesso de chuvas, que traz consigo a enchente. A floresta influencia o clima, e sua retirada gera emissões de gases de efeito estufa, causando o aquecimento global. O resultado são as mudanças no clima.

5. O aquecimento global – Edu


Preso no interior de uma esfera (será o planeta Terra?), um homem segura o guarda-chuva e tem água até os joelhos. No alto, nuvens negras de chuva (ou de gases de efeito estufa?) ameaçam encher a esfera ainda mais de água. A tira é do cartunista Edu.

6. Virando petróleo – Gonsales


Gonsales produziu uma tira na qual um possível dinossauro se vê à beira da extinção. Mas ele se dá por satisfeito, ao se imaginar convertido em petróleo e causando a extinção de outras espécies. Os combustíveis fósseis constituem a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa. Estamos mesmo no caminho de uma nova extinção?

7. Vaca pastando árvores – Nani


A principal fonte de emissões da gases estufa no Brasil é a agropecuária e a alteração do uso e ocupação do solo. Nani apresenta como a pecuária leva ao desmate para ampliação das pastagens.

8. O mundo no churrasco – Angeli


A tira do Angeli mostra o mundo como uma mercadoria barata em uma barraquinha de churrasco. Quem vai querer um pedaço bem passado?

9. A grande ficha vai cair – Laerte


A ciência do clima sofre com o negacionismo. Indivíduos e grupos se apresentam como ‘especialistas’ e colocam em dúvida o trabalho científico com argumentos falsos ou manipulados. O objetivo é espalhar a dúvida. A ficha ainda tem de cair para muita gente.

10. Ufanismo brasileiro – Henfil


Henfil toca nessa tira no ufanismo brasileiro, que se regozija com o sofrimento causado pela seca no Nordeste. É preciso se preparar para as mudanças climáticas, inclusive para o agravamento da seca, exigindo maior planejamento e cooperação. Mas será que isso é possível no Brasil?

11. Floresta e água – Alexandre Beck


Para a criança da tira de Alexandre Beck, um relacionamento famoso é aquele entre o desmatamento e a água. A cobertura vegetal tem um papel fundamental no clima e na disponibilidade hídrica. Preservar e restaurar a vegetação são estratégias de mitigação do aquecimento global.

12. Paulistas atrasados – Ivan Cabral


Ivan Cabral inverte o preconceito e retrata em sua tira os paulistas como pessoas atrasadas. Isso porque demoraram a vivenciar uma situação de seca severa. Eventos de seca podem se agravar com as mudanças climáticas.

13. Poluição industrial – Nani


Um nuvem negra impede o menino empinar um papagaio. A tira de Nani lembra a poluição causada pela atividade industrial. Entre os gases emitidos pelas chaminés, pode-se incluir o dióxido de carbono – CO2, principal gás do efeito estufa.

14. Engenharia do clima – Mauricio de Sousa


Para alguns cientistas, mudanças climáticas severas serão inevitáveis. Eles propõem ações de geoengenharia, intervenções humanas na atmosfera como forma de minimizar as mudanças do futuro. É o que tenta fazer Cebolinha e seus amigos, na tira da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa.

15. Mudanças climáticas e mosquitos – Gonsales


O aquecimento global vai trazer vantagens para os mosquitos, diz a tira de Gonsales. Uma das linhas de pesquisa da ciência é como as alterações no clima podem interferir na transmissão de doenças.

16. O Iceberg sumiu – Jean Galvão


Jean Galvao mostra uma das consequências do aquecimento global: o derretimento de geleiras e calotas polares.

17. Enchente – Jean Galvão


Até os bonecos do sinal de pedestre tentam escapar da enchente na tira de Jean Galvão. As mudanças climáticas podem agravar os desastres naturais, entre eles os eventos de inundações urbanas.

18. Consumismo – Carlos Ruas


Deus, o velhinho de barba na tira de Carlos Ruas, observa com espanto a evolução da Terra nos últimos milênios. ‘Para que tamanho consumismo?’, talvez Deus se pergunte. A imagem lembra o gráfico da evolução da temperatura média global do planeta, subindo por causa do aquecimento global.

19. Uma cidade de cactos – Rafael Correa


No futuro de aquecimento global projetado por Rafael Correa, as cidades permanecerão as mesmas, seguindo a sua rotina atual. As pessoas é que terão desaparecido. No lugar delas, os cactos.

20. Ajustando a temperatura na praia – Caco Galhardo


Que bom seria se a tira de Caco Galhardo fosse verdade… Talvez se torne com a geoengenharia do clima, controlando-se a temperatura do planeta. Ou talvez não, e, como sugerem alguns estudos científicos, o turismo poderá sofrer impactos com as mudanças climáticas.

21. Dentro do táxi, na enchente – Duke


A frequência de eventos extremos, como chuvas fortes e enchentes, pode aumentar com as mudanças climáticas. Será que, na tira do Duke, o passageiro do táxi ache a situação normal?

22. Visite São Paulo – Angeli


O transporte constitui um setor relevante em termos de emissões de gases de efeito estufa. Na tira do Angeli, São Paulo é dominada da rua até o céu por carros e caminhões. Há muito por fazer.

23. Penguins sem gelo – Gonsales


Faltou gelo para os pinguins de Gonsales. Uma das consequências do aquecimento global é o derretimento das calotas polares do Ártico e da Antártica.

24. Empresas e suas marcas – Andre Dahmer


Em um mundo corporativo que vende gato por lebre, a companhia de petróleo imaginada por Andre Dahmer se apresenta pelo nome de Amigos da Natureza. A mitigação do aquecimento global, ou a sustentabilidade, são compatíveis com os valores das empresas?

25. Tarde demais – Angeli


A situação chegará no ponto retratado pela tira do Angeli? O país avançou muito no combate ao desmatamento, que é uma das principais ações para a redução das emissões de gases de efeito estufa brasileiras. Mas, depois da revisão do código florestal, o quadro voltou a piorar.

 

Imagem: Unsplash/ Miika Laaksonen

Comentários