Pesquisadores da Universidade de Lavras desenvolveram um experimento sobre o efeito estufa. O objetivo foi trabalhar com objetos do dia-a-dia, de modo a abordar assuntos e conceitos relacionados ao tema.
Os materiais a serem utilizados são:
Deve-se solicitar aos participantes que tentem alterar a temperatura no interior do recipiente de vidro.
Há quatro principais alternativas para se interferir na temperatura. Pode-se intervir na luminária, movendo-a, de forma a simular diferenças na irradiação solar ao longo das estações do ano. Adicionar o recipiente de vidro maior sobre o menor, reproduzindo o aumento do efeito estufa.
Sobre o recipiente de vidro menor, pode-se colocar poeira ou areia, como se a concentração de aerossóis da atmosfera aumentasse. Finalmente, o tipo de material sobre o qual fica o recipiente de vidro pode ser trocado. Por exemplo, colocando papel branco em lugar do preto. Isso reproduz a diferença no albedo - a fração de luz solar absorvida ou refletida pela superfície.
Para cada uma das alternativas, é possível associar alguns dos conceitos ligados ao efeito estufa e ao aquecimento global.
Mais informações: de Melo, J.S.A., da Silva, A.M. and Júnior, A.F.N., 2015. Um experimento simples envolvendo conceitos referentes ao aquecimento global com possíveis aplicações nos contextos da divulgação científica e da educação ambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, 11(4).
Imagem: adaptado da figura 2 do artigo
Os materiais a serem utilizados são:
- luminária de escritório, com uma lâmpada de potência igual ou superior a 60W;
- recipientes de vidro em formato de cúpula (tigelas de salada), de tamanhos diferentes - o menor deve caber dentro do maior;
- termômetros;
- solos com diferentes colorações, por exemplo, areia, terra de jardim, etc, ou então folhas de papel de cores diferentes - sendo pelo menos uma delas branca e outra preta ou marrom escuro.
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Modelo do aparato utilizado no experimento. Fonte: figura 1 do artigo. |
Deve-se solicitar aos participantes que tentem alterar a temperatura no interior do recipiente de vidro.
Há quatro principais alternativas para se interferir na temperatura. Pode-se intervir na luminária, movendo-a, de forma a simular diferenças na irradiação solar ao longo das estações do ano. Adicionar o recipiente de vidro maior sobre o menor, reproduzindo o aumento do efeito estufa.
Sobre o recipiente de vidro menor, pode-se colocar poeira ou areia, como se a concentração de aerossóis da atmosfera aumentasse. Finalmente, o tipo de material sobre o qual fica o recipiente de vidro pode ser trocado. Por exemplo, colocando papel branco em lugar do preto. Isso reproduz a diferença no albedo - a fração de luz solar absorvida ou refletida pela superfície.
Para cada uma das alternativas, é possível associar alguns dos conceitos ligados ao efeito estufa e ao aquecimento global.
Mais informações: de Melo, J.S.A., da Silva, A.M. and Júnior, A.F.N., 2015. Um experimento simples envolvendo conceitos referentes ao aquecimento global com possíveis aplicações nos contextos da divulgação científica e da educação ambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, 11(4).
Imagem: adaptado da figura 2 do artigo
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