Aproximadamente 14% da superfície terrestre livre de gelo é ocupada por atividades agrícolas. Elaborado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO -, o mapa acima indica na cor verde a distribuição da área agricultável ao redor do planeta.
De acordo com a Comissão da União Européia, em 1700, as terras aráveis ocupavam mais de 2,65 milhões de km2, passando para 20,39 milhões de km2 em 2014 - uma expansão de 8 vezes.
Se as culturas agrícolas estão distribuídas por 14% do total da área livre de gelo do mundo, as pastagens ocupam cerca de 26%. Quase metade dessa área - 44% - fica localizada em zonas áridas, em especial na África e na Ásia, onde se concentra aproximadamente 60% da produção mundial de alimentos.
A atividade agrícola do presente se viabilizou em grande medida devido à Revolução Verde. O desenvolvimento de melhores sementes, fertilizantes químicos, e tecnologia, associados à irrigação, permitiram a expansão dos cultivos.
O aquecimento global e as mudanças climáticas constituem uma das ameaças à produção de alimentos. Outras seriam a escassez de água, a degradação da terra ou a pobreza. As regiões áridas apresentam vulnerabilidades às alterações do clima.
A aridez pode aumentar. É o caso, por exemplo, dos impactos causados por temperaturas mais elevadas e extremas, ou então por mudanças no regime de chuva. Apesar da dificuldade em os quantificar, os riscos à produção agrícola estão crescendo.
Fonte: Comissão da União Européia/ FAO 2014
Comentários
Postar um comentário